sábado, maio 17, 2008

Dia Mundial da Luta Contra a Homofobia

Hoje, 17 de Maio, comemora-se o Dia Mundial da Luta Contra a Homofobia. O que é a Homofobia? Costumo dizer que a homofobia para os homossexuais é como o racismo para os negros. É um termo usado para designar ódio/aversão aos individuos homossexuais.

É o acto de não respeitar os outros pelo simples facto de se sentirem física e emocionalmente atraídos por alguém do mesmo sexo. Dos homens homossexuais serem todos rotulados de 'bichas' e de serem obrigatoriamente excêntricos e extremamente femininos. Das mulheres homossexuais, serem vistas pela sociedade como "mulheres que se vestem e agem como homens e que têm o cabelo curto". A nossa sociedade segue os estereótipos, é verdade, mas quantos homens e mulheres homossexuais existem por ai, que por não seguirem as ideias estipuladas, ninguém faz a mínima ideia? Um homem que jogue futebol, que vá ao ginásio, que beba cerveja, que se sente de pernas abertas e que arrote; segundo a sociedade é heterossexual, mas quantos homossexuais fazem isso sem serem rotulados como tal? Uma mulher que vá á manicura, que tenha cabelo comprido, que use roupa feminina, que se maquilhe; a sociedade rotula como heterossexual, mas quantas mulheres homossexuais, fazem isso? O problema da sociedade é ir atrás de ideias preconcebidas.

Quantos homens heterossexuais, quando pensam em gays (sejam mulheres ou homens), pensam logo na parte sexual? Pensam em mulheres, é tudo muito bonito e excitante (se bem que, pequeno pormenor, se são lésbicas, precisam deles para quê? Adiante..) mas quando pensam em homens, é algo muito nojento e inaceitável. Ser gay não é só ter relações sexuais com alguém do mesmo sexo. Ser gay é lutar pelos direitos que os heterossexuais têm e desperdiçam sem dar valor. Ora vejamos, Portugal queixa-se de que os jovens estão a sair daqui para ir estudar para outros países e que em muitos dos casos, já não voltam e porque será que isso acontece? Será porque em alguns desses casos, os jovens são homossexuais e por saberem que aqui não têm qualquer futuro, ficam mesmo pela nossa vizinha Espanha e com um ordenado mínimo (muito superior ao nosso) , vivem com a/o companheira/o, casam e se quiserem adoptam ou vão a uma clínica e através de um processo de fertilização, conseguem ter filhos sem serem julgadas/os?

É por essas e por outras, que tenho vergonha em dizer que sou portuguesa.

Em entrevistas, em conversas, em qualquer sítio que a palavra homossexual apareça, as pessoas fazem logo 'cara feia', porquê? Porque ser homossexual actualmente, ainda é ser estranho, inaceitável. Um heterossexual homofóbico, é difícil de perceber mas um gay homofóbico é bem pior. Conhecem algum caso em que alguém seja obviamente gay e que não respeite a sua cultura? Eu conheço vários e sinceramente tenho pena das coisas serem assim. Somos como somos e não há nada a fazer! Já me passou pela cabeça a ideia de casar com um homem e de ter filhos, mas para quê? Para anos mais tarde, me arrepender do que fiz e fazer os meus filhos e o meu marido sofrerem? Para a sociedade achar muito bonito e aceitável? Não me parece. Claro que dói, querer andar na rua de mão dada com a minha namorada e não poder porque alguém conhecido pode ver e contar versões muito distorcidas da situação ás nossas famílias. Dói ver certos casamentos serem realizados, quando ambos os 'protagonistas', não dão a mínima importância ao acto em si; enquanto nós, temos de lutar todos os dias, por direitos que (em Portugal), se calhar, nunca nos vão ser atribuídos.

Ser homossexual é amar alguém do mesmo sexo, sem fazer mal a ninguém, é estar no seu canto querer ser feliz.

Ser homofóbico é julgar os outros e ser feliz com a infelicidade dos outros.

Agora digam lá, sinceramente, onde é que está a doença? No homossexual ou no homofóbico? ;)

Sem comentários: