Cavaco Silva, um católico praticante de centro-direita, afirmou que colocou suas "convicções pessoais" de lado quando decidiu aprovar a lei.
A lei, adotada em fevereiro pelo Parlamento dominado pela centro-esquerda, remove a referência na Constituição portuguesa de que o casamento é a união de pessoas de sexos diferentes.
Entretanto, a nova lei é explícita quando afirma que casais homossexuais não têm o direito de adotar crianças.
O papa Bento XVI criticou o casamento gay e o aborto como "traiçoeiras e perigosas ameaças ao bem comum", durante sua visita à Portugal na última semana.
Portugal segue Bélgica, Holanda, Espanha, Suécia e Noruega a autorizar casamentos do mesmo sexo."
--
Até custa a ler isto e acreditar que tenha acontecido mesmo. Enquanto o "Sr." PR, andava a falar mais do que a dizer alguma coisa, eu tinha a minha mãe a olhar para mim a dizer que ele ia vetar para estar a falar daquela maneira. No momento em que disse que promulga a lei, (apesar da maneira como falou), o orgulho de finalmente nos darem o que merecemos como qualquer ser humano, fez-se sentir e fiquei de lágrima no canto do olho.
Conheço vários casais que finalmente vão passar a poder viver descansados. Neste momento não penso em casamento, além de ser nova, de não ter noiva (sim, convém ter uma lol), não tenho estabilidade financeira pra isso; mas é excelente saber que quando a pessoa aparecer e se ambas tivermos de acordo, que podemos transpor o que sentimos para "o papel" e termos o mesmo tipo de direito que qualquer casal heterossexual.
Resumidamente, dia 17-05-2010, além de ser considerado o Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia e Transfobia, tornou-se um dia histórico para a comunidade homossexual, tanto a nível nacional, como a nível mundial. Portugal torna-se o 6º país da União Europeia a permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
E viva @s noiv@s!!
Sem comentários:
Enviar um comentário