A direcção do Grupo Parlamentar do PS vai propor quinta-feira aos seus deputados que votem contra os projectos do Bloco de Esquerda e "Os Verdes" de alteração ao Código Civil para a celebração de casamentos homossexuais.
"O tema não faz parte da agenda do PS para a actual legislatura. Se não houver alteração [na reunião do Grupo Parlamentar do PS], o voto é contra", declarou à agência Lusa o vice-presidente da bancada socialista Ricardo Rodrigues.
O Parlamento agendou terça-feira para o dia 10 de Outubro projectos de lei do Bloco de Esquerda e de "Os Verdes" de alteração ao Código Civil para permitir a realização de casamentos entre pessoas do mesmo sexo.
Além da proposta de voto contra em relação aos diplomas do Bloco de Esquerda e de "Os Verdes", Ricardo Rodrigues adiantou que a direcção da bancada do PS quer que haja disciplina de voto nessas votações.
"Não conheço nenhuma votação em que não haja disciplina de voto. Não sei qual é a novidade", disse.
Interrogado sobre a possibilidade de a temática em torno dos casamentos homossexuais ser encarada como uma questão de consciência, justificando-se como tal a liberdade de voto, o vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS rejeitou essa perspectiva.
Ricardo Rodrigues contrapôs que os casamentos homossexuais são "uma questão de direitos".
Já era de esperar...
Sem comentários:
Enviar um comentário